Mega Drive x Snes   51 comments

Paleta de cores , som, ate mesmo a quantidade de memoria do cartucho é usado como argumento contra o Mega , vários mitos criados baseados em ports específicos que sempre são apontados pelos “especialistas” onde de fato o Snes mostra qualidade.

Mas quando acontece o contrario ? não são raros os casos onde o console de 1988 da SEGA da um baile no da Nintendo lançado 3 anos mais tarde , e isso não podia acontecer sendo uma tecnologia mais recente.

A começar pelo enquadramento bem particular dos consoles Nintendo dessa época , Nes, GameBoy , Snes todos com dimensões que não chegam a 4:3 padrão naqueles tempos.

Os consoles Nintendo espediam imagens em um quadrado perfeito que se esticavam para os lados para preencher as antigas TRCs o que deixava os personagens de um port em comum gordos e deformados alem de esconder parte do cenário.

Isto é um problema , que se torna evidente na adaptação do Prince Of Persia 2 para o Nintendo cuja a tela se desloca repentinamente para o lado para compensar o cenário escondido o que acaba “vendendo” o jogador habituado a versão original desse jogo e ate mesmo quem nunca jogou.

A questão do som é a mais citada pelos faboys Nintendo , sera que procede? me diz como um console que gera vozes como as de Strider 2 , Comix Zone, Alien Soldier pode ter um som ruim? eu devo ter jogado Vectorman e Street Of Rage 2 em outro console.

Mas ai lembram de Rock n’ Roll Racing apenas, onde a Blizzard se mostrou incompetente na conversão, (e nada alem disso) . sera que esses mesmos críticos compararam Samurai Shadow do Mega com Snes?

Vectorman , Street of Rage 2 , Sonic 3, ate mesmo Show do Milhão feito no Brasil , são inúmeros os exemplos de que não ha nada de errado com o som do Mega , mas nada é o suficiente para os Nintendistas ferrenhos.

Fica muito fácil hoje jogar uma rom de Mega em um emulador f#dido como Gens e dizer que o Snes é melhor , alias é tipico do nintendista usar esse emulador.

Em emuladores a quantidade de cores cai no Mega pela perda do entrelaçamento , efeito gerado por software que dava ao Mega 128 cores por vez nos antigos TRCs

O ultimo mito a cair por terra foi o limite de memoria por cartucho que teria atingido o auge em S.Street Fighter com 40 MB. mas e o Pier Solar de 2010 que chegou a 64? segundo os Nintendistas de plantão o Snes poderia chegar a 100MB. algo estranho ja que o console tem tantos ports editados como Final Fight , Prince of Persia 2.

O caso da paleta de cores é de fato um limite de hardware mas não de software , mas poucos procuram saber ou pesquisar.

E a questão de processamento que sempre foi vital em qualquer segmento envolvendo gráficos é principalmente jogos? sera que o pessoal acha mesmo que o Snes teve aquele monte de RPGs por opção ou estilo?

Esse quesito e vital na jogabilidade superior do Mega alem na nítida capacidade de lidar com vários elementos vivos ao mesmo tempo na tela , os chamados “sprites”.

Logo em seus primeiros jogos o Mega ja exibe uma profundidade unica como em “World of Illusion” onde se nota varias camadas de cenários, essa diferença é vista também em toda serie Sonic que esbanja vida principalmente no terceiro jogo da serie feito nos EUA. Alias , este foi criado justamente com esse intuito, é só comparar a animação de um cenário de Sonic com um Mario, chega a ser humilhante.

Não é atoa que o console Sega ficou conhecido como o videogame voltado pra ação esbanjando velocidade sem pausas entre telas.

Na sequencia abaixo imagens originais respeitando o aspect ratio.

Mickey Mania , logo no começo a diferença do Mega para o Snes é gritante , facilmente você repara cortes de efeitos visuais e sonoros como filme envelhecido que ficou de fora na versão Nintendo.


Aqui no Mikey Mania fica claro o enquadramento mais bonito no console Sega, sem contar o repertorio sonoro como vozes e FX que misteriosamente sempre é menor nos ports da Nintendo.

“A primeira impressão é a que fica ” a big n pelo visto se baseia muito nisso pois seus jogos sempre focam em detalhes no primeiro contato como uma musica na abertura ou um menu mais chamativo mas sempre tirando com a outra mão mais a frente . Repare no detalhe do reflexo do sol na lente em EarthWorm Jim. bacana né? mas para por ai, pois o port alem de encaixar mal na tela assim como os outros se mostra também castrado no repertorio e em outros efeitos visuais mais a frente.

Repare na sequencia a baixo na fase submersa onde o processador do Snes não conseguiu fazer a distorção da imagem gerada pela ondulação da aguá, sem contar alguns elementos do fundo que foram retirados.

Toda a tela em movimento , diferente da versão Nintendo.


As imagens quadradas sempre são do Snes. As retangulares Mega.

Especialmente nessa fase se nota uma qualidade sonora bem superior no MegaDrive, comprove você mesmo.

Battletech, MK3, FlashBack , EarthWorm Jim, esses são alguns dos jogos onde fica mais evidente a falta de alguns sons digitalizados ou faixas inteiras de musicas , algo corriqueiro no Nintendo. em alguns jogos como Mikey Mania é menos evidente mas um ouvido mais aguçado logo percebe um gemidozinho a menos.

Vendo assim eu diria que se tem um console com problema de paleta este é o Snes , veja com Desert Strike fica mais bonito na tela retangular.

Tome como referencia o logo do jogo e veja o quando o Snes perde em visão periférica.

Com o campo de visão periférico maior no Mega fica mais fácil antecipar o inimigo. e isso influi muito em jogos em scroll lateral , afinal um abismo visto com antecedência fica mais fácil de se salvar.

É logico que ligado em uma TV 4:3 o Snes não vai exibir faixas pretas para enquadrar sua imagem quadrada , essa imagem é automaticamente esticada para os lados para compensar a falha, e então vem o problema com personagens achatados , ou gordos mesmo se preferir.

Isso nas antigas TVs 4:3 , sem contar as atuais em LCD.

  

  

A Esquerda Doom no Snes que só foi possível com um chip extra de nome FX, ja a direita um jogo de base similar “Duke Nukem 3D” feito no brasil usando tão somente o hardware do console de 1988.

SVP da um show de velocidade trabalhando junto com o processador do Mega, o resultado final e visivelmente mais rico que Star Fox, jogo que recebeu uma homenagem no titulo ResQ para Mega Drive que tem uma fase de bônus bem parecido com o clássico da Nintendo( e sem FX mais uma vez).
Sem contar uma demo de um port do Star Fox feita por fans para Mega(Ultima foto)

Alguém aqui ja sentiu dificuldades em tomar distancia para dar voadoras em MK1 do Snes?

Robocop X Terminator

Mais um porte caindo como uma luva no Mega.

Campo de visão reduzido e disfarçado com uma moldura no Snes… jogo Toy Story

Aladdin, mais um clássico com som irretocável no Mega.


Afinal de contas o que tem de tão extraordinário nos gráficos de Donkey Kong? gráficos pre digitalizados amplamente usados em jogos do tipo Mortal Kombat , Batman Forever e Toy Story.
Mas como se trata de Nintendo ne, o barulho é desproporcional, como se não tivesse esses jogos que citei no Mega ,alem de Vectorman e Sonic 3D. alias alguém ja viu a abertura deste ultimo ?

Adoram tripudiar a superioridade do Snes usando jogos como Rock n’ Roll Racing mas quando acontece o contraio fazem questão de esquecer. Samurai Shodown Mega ficou mais próximo do NeoGeo em todos os quesitos não foi por acaso, a diferença de som jogabilidade e tamanho de sprites e clara. Another World , Mikey Mania e Batman Forever são alguns dos jogos que o Snes apresentam loadings irritantes, mesmo sendo um console em cartucho ,coisa que não acontece nem em Heart Of The Alien Sega CD que é isento de carregamento entre telas .

Efeitos de Luz cortados do port Snes.

Imagens sobrepostas dos dois consoles mostrando o quanto do jogo fica de fora no Nintendo influindo diretamente no desempenho do jogador que fica com o campo limitado.
.

Aqui um exemplo do que a compensação do Snes faz com a imagem final do jogo que fica distorcida.

Pode reparar esse eterno “mimimi” de Mega Vs Snes sempre começa do lado de um Nindendista , eu mesmo nunca vi um usuario de Mega abrir um topico pra debater isso, sempre tem um mininão velho ja cheio de pelo na cara tentando provar que o nintendo é o dono da parada por esse ao aquele motivo.O que dizer do inicio dessa geração onde encheram o saco por foruns a fora tentando provar que o Wii era melhor que X-Box e Ps3 e agora estão ai com um belo peso de papel vendo a banda passar. Uns caras muitas vezes ja casados e com filhos que não mostram o menor constrangimento na hora de sair em defesa de um Mario kart  rsrs, Alias como diria meu amigo Paulo Jr, Mega X Snes se resume a Road Rash e Mario Kart.

Enfim , se tem tanta certeza da superioridade Nintendo pra que ficar levantando a questão o tempo todo? só sei que essa historia é muito chata, cada console teve seu papel e cada um que fique com o seu preferido, uma questão de perfil.

É verdade que quem começou isso foram as revistas hoje extintas que ficavam procurando chifre em cabeça de cavalo procurando diferenças entre ports com avaliações coloridas e bem particulares geralmente em publicações recheadas de jabá de Nintendo.

Gosto muito do Snes video game que passei horas debulhando jogos espetaculares como Metroid e Star Fox, mas os fanboys precisam entender que a “Big N” nunca teve o melhor console e na era 16 não foi diferente.

E caso para se repensar , é justo compara um hardware de 1988 com outro de 1991? nada mais que 3 anos de evolução tecnológica se passaram e o Nintendo se desdobra pra não fazer feio e ainda consegue perder por varias vezes , claramente um console feito “nas cochas” vide seu desenho externo e anatomia dos controles.
3 anos de diferença , praticamente a mesma distancia do Mega para seu predecessor Master System.

Publicado 27 de março de 2009 por PGC em Arquivo.

51 Respostas para “Mega Drive x Snes

Assinar os comentários com RSS.

  1. Tive os 2 sistemas e concordo plenamente que os jogos do mega drive levavam vantagem sobre os games do super nes
    Também não adicionei a lista grande parte dos games de esporte onde o Mega drive era infinitamente superior ao super nintendo

    Segue abaixo a minha lista dos melhores games EXCLUSIVOS do mega a lista está em ordem alfabética

    Aladdin- a versão do mega era infinitamente superior

    Asterix 2- bom jogo

    Alien Soldier- gráficos incríveis, grande jogabilidade e super desafio fazem deste game um dos melhores da série 16 bits
    Os efeitos gráficos são sensacionais com vozes digitalizadas. Não vejo nenhum game do super nintendo ser superior a este

    Alisia Dragon- grande game, bons gráficos e super desafio

    Adventures of Batman e Robin- graficos e efeitos sensacionais e o maior desafio de todos os games para mega drive. Também não vejo nenhum jogo do super nes ser superior a este em qualidade gráfica

    3 Ninjas Back Usa- pouco conhecido grande jogo

    Beyond Oasis- excelente game de RPG, graficos excelentes e boa jogabilidade

    Blades- grande game da Eletronic Arts

    Batman Sunsoft- grande jogo excelente trilha sonora

    Blackthorne 32X- grande jogo

    Castlevania- The New Generation- grande jogo

    Kid Chamaleon- inúmeras fases, excelente diversão-horas garantidas

    Comix Zone- inovação total, grande game e desafio

    Contra Hard Corps- grande game

    Doom 32 X- grande inovação para época

    Dynamite Headdy- sensacional game

    Ecoo the Dolphin- grande inovação

    Escape From Mars Starring Taz- grande game e desafio

    Ex-ranza- gráficos bons e inovação na jogabilidade

    Eliminate Down- grande jogo de nave, não vejo nehum jogo deste nivel para o super nintendo neste estilo

    Eternal Champions- bom jogo de luta

    Gaiares- um dos melhores games de naves shots

    Gargoyles- poucos conhecem mas é um dos melhores jogos lançados para o mega, quem tinha o super nes perdeu…

    Generation Lost- grande jogo estilo X-men

    Gley lancer- grande game de nave

    Golden Axe 1, 2, 3- clássicos que não podem ficar de fora

    Gunstar Heroes- não me lembro de ver um jogo do super nintendo deste nível

    The imortal

    James pond 2- comparar com a versão do super nintendo é uma piada.

    Jewel Master- jogo é lento mas marcou a minha infância

    Jim power- a músicas são boas

    Kolibri 32 X- muito bom

    landstalker- bom rpg game

    Light crusader- grande rpg game

    Mazin saga- bom jogo

    Mc Donald´s treasure land Adventure excelente game

    mega Man- 3 clássicos do nintendinho em um único game

    Mega turricam- grande game de ação

    Metal head 32 X- muito bom

    Michael Jackson´Moonwalker- bom game

    Mickey Mouse- Casthe of Ilusions, Fantasia e World of Ilusion- gráficos incríveis

    Misaadventures of Flink- grandes gráficos

    Motocross Championship 32 X

    Mutant league Football- melhor jogo de futebol americano 16 bits

    Phantasy Star 1,2,3 e 4- grandes rpgs games

    pirates of dark water- mais um excelente game pouco conhecido para mega

    Pulseman- grande game, bons gráficos e inovações

    Punisher- bom jogo de luta

    Quack Shot Starring Donald Ducks- excelentes gráficos boa diversão

    Revenge of Shinobi- grande clássico excelentes músicas

    Ristar- excelentes gráficos e desafio- grande inovação

    Road Rash 1,2,3- melhores games de motos corridas do 16 bits

    Shadow Dancer- grande game clássico

    Shadow squadron 32X

    saturday Night Slam Master- grande jogo de luta

    Shining Force 1,2- bons clássicos Rpgs games

    Shinobi 3- o melhor da série e para mim um dos melhores games de ação dos 16bits

    Solegil- grande rpg game

    Sonic 1, 2, 3 e Knuckles- grandes games sucesso garantido

    Splatter House 2,3- grandes games de terror

    Spot goes to hollywood- grande 3d game

    Streets of Rage 1,2,3 -sem comentários as melhore músicas dos 16bits estão aqui

    Strider 1 e 2- grandes games. Sendo strider 2 apresenta vozes digitalizadas

    Super monaco grand prix- um dos melhores games de corrida dos 16bits

    Taz Mania- grande jogo

    TMNT- grande jogo

    Thunder Force 4 – inovação total grande jogo

    Tinhead- a versão do mega debulha a do super nintendo

    Toejam & Earl 1,2- inovação grandes jogos

    Tunshi tiand 3- grande gráficos jogo chines rpg games

    Vectorman 1,2- inovação nos gráficos

    Virtua Racing- melhor emulador de corrida 16bits

    Wonderboy 3 monster world 3- grande game

    Wonderboy monster world 4- um dos melhores games do mega drive pouco falado…….

    Weaponlord- grande game de luta

    Wolfchild- bom game de ação

    X-men 1,2 – grandes games

    X-perts- imagens digitalizadas incríveis

    YU Yu Hakusho– grande game de luta

    Zero The Kanikaze Squirrel- bom adventur game

    Em breve enviarei outros games que não estão nesta lista
    O mega drive foi superior ao Super nintendo?
    Vejam todos os jogos desta lista que apresenta games exclusivos para o mega drive e combarem com os games exclusivos do Super nintendo
    Tirem as suas próprias conclusões

    Luis Fernando de Moraes
  2. Não acredito que você postou grande parte daquela discussão didática acalorada no Game Vício aqui!!! Bom pra ela nunca se perder.

    Aliás, foi a partir dela que decidi criar meu blog de Mega, o Drive Your Mega.

    Muito bacana, PGC! Foi épico!

  3. P.S.: Breve faço um post semelhante, de Mega vs. Snes, no Drive Your Mega…

  4. Novos games lançados para o mega drive???????????????
    Isto mesmo, o Mega drive continua vivo diferente do Super nintendo.
    Sega abaixo os lançamentos mais recentes realizados para o sistema

    beggar a prince-2006- Grande RPG game
    legend of Wukong- Grande RPG game
    star odyssey- será lançado ainda este ano
    Pier solar-maior game lançado para 16bits(64 megas)- Game realizado por um Brasileiro, sensacional RPG game lançado em dezembro de 2010)
    Need for speed- game de corrida lançado para o mega drive 4

    Segue abaixo outros games exclusivos que não estão na lista anteriormente enviada que merecem destaque

    a) Havoc- grande game de aventura
    b) Super monaco Gp 2- ao lado de virtua racing o melhor emulador de corrida (16bits)
    c) Chuc rock 2- bom game de aventura
    d) Eliminate Down- melhor game de nave da era 16bits
    e) Greatest Heavyweights- melhor game de boxe 16 bits
    f) Legend of galahad- bom jogo
    g) Sub-terrania- bom jogo
    g) The Lost World Jurassic Park- game com 32 megas de memória vale a pena conferir(muito pouco conhecido)
    i) Toki- game divertido
    j) Trouble Shooter 1 e 2 – bons games
    l) Worl Heroes- melhor versão reprogramado pela Sega
    M) hear of the alien- já comentado nesta edição

    Este não é exclusivo- Circus mystery (Mickey) não sabia que este game da Capcon considerado um clássico do super nintendo possui uma versão para Mega drive

    Luis Fernado de Moraes
  5. Novos games lançados para o mega drive???????????????
    Isto mesmo, o Mega drive continua vivo diferente do Super nintendo.
    Sega abaixo os lançamentos mais recentes realizados para o sistema

    beggar a prince-2006- Grande RPG game
    legend of Wukong- Grande RPG game
    star odyssey- será lançado ainda este ano
    Pier solar-maior game lançado para 16bits(64 megas)- Game realizado por um Brasileiro, sensacional RPG game lançado em dezembro de 2010)
    Need for speed- game de corrida lançado para o mega drive 4

    Segue abaixo outros games exclusivos que não estão na lista anteriormente enviada que merecem destaque

    a) Havoc- grande game de aventura
    b) Super monaco Gp 2- ao lado de virtua racing o melhor emulador de corrida (16bits)
    c) Chuc rock 2- bom game de aventura
    d) Eliminate Down- melhor game de nave da era 16bits
    e) Greatest Heavyweights- melhor game de boxe 16 bits
    f) Legend of galahad- bom jogo
    g) Sub-terrania- bom jogo
    g) The Lost World Jurassic Park- game com 32 megas de memória vale a pena conferir(muito pouco conhecido)
    i) Toki- game divertido
    j) Trouble Shooter 1 e 2 – bons games
    l) Worl Heroes- melhor versão reprogramado pela Sega
    M) hear of the alien- já comentado nesta edição

    Este não é exclusivo- Circus mystery (Mickey) não sabia que este game da Capcon considerado um clássico do super nintendo possui uma versão para Mega drive

    UM POUCO DA HISTORIA DOS 16 BITS
    Também concordo que o Mega Drive foi superior ao Super Nintendo. A sega foi lider do mercado de 16bits até final de 1994 (enquanto investiu em seu console) EUA(70%), Americado do sul(75%), e Europa (65%),
    O maior erro da Sega foi abandonar o velho e bom mega drive deixando o mercado de 16 bits ainda lucrativo no colo da nintendo a partir do final de 1994. A sega desenvolveu um chip para turbinar seus jogos, Virtua Racing foi o único game a utiliza-lo, este Chip possuia um enorme potencial inclusive superior aos chips utilizados pelo Super nintendo em star fox, este fator poderia manter o console vivo por muito mais tempo e concorrer com a geração 32 bits sem a necessidade de 32 X
    Também lembro que os maiores lançamentos para o Super Nintendo foram realizados após a Sega praticamente abandonar o mega drive e também utilizam chips
    Brigas e divergências dentro da própria empresa fizeram a Sega cometer o seu principal erro estratégico, abandonar o Mega drive e se dedicar aos periféricos 32X e Sega Saturn de forma precose.
    O abandono ao Mega Drive representou o marco da decadência da Sega (hoje apenas produtora de jogos).
    A prova deste erro são os lançamentos de novos jogos para a plataforma ainda nos dias atuais com relativo sucesso como: Pier Solar, Beggar a Prince, Legend of Wukong e Star odyssey prometido para este ano. Pier Solar teve todos as suas unidades produzidas esgotadas logo após o seu lançamento
    O mega Drive vendeu 40 milhões de unidades até os dias atuais e acabou de ser lançado na França com comandos semelhantes ao Nintendo Wii
    Por todos estes fatores acredito que se Sega não tivesse abandonado o Mega Drive de forma precose, a empresa estaria trilhando por caminhos muito melhores nos dias atuais.
    Foi um erro imperdoável e fatal

    Luis Fernado de Moraes
    • Concordo Luis Fernando. Mas na verdade o Mega vendeu bem mais do que 40 milhões de unidades, mesmo com a briga interna da Sega (EUA vs Japão) a partir de 94. Veja mais detalhes no meu comentário abaixo.

  6. oke seus conas não ha emuladores de snes a trabalhar graficamente e sonoramente a 100 porcento so a consola e que roda tudo a 100 +porcento ao contrario da mega drive os seus emuladores rodam as rom a 100 porcento.
    donde e que o mega drive e superior ao super nintendo quem pensa isso e presiso ser cona.

    • alfa_kadaver

      Isso segundo você ne , eu tenho um Snes e digo que em emuladores como ZSnes e Snes9x os jogos ficam bem melhores do que no console, ao contrario do Mega que e nitidamente prejudicado pela emulação.

      This according to you, I have a SNES real console, and in the emulator like ZSNES and Snes9x the games are much better than in real console, unlike the Mega and that clearly hampered by emulation.

  7. O game moster world IV na minha opinião é o melhor game da geração 16bits, pena que não ficou conhecido na época. Os efeitos e os detahes deste game eram impressionantes na época. Vale a pena conferir
    Os meus games favoritos e exclusivos do mega drive são:

    1) alien soldier
    2) gunstar Heroes
    3) sonic,sss
    4) moster worl IV
    5) ristar
    6) shinobi 3
    7) revenge os shinobi
    8) Pulseman
    9) beyond oasis
    10) streets of rage 2,3
    11) Gargoyles
    12) Generations Lost
    13) High seas Havoc
    14) Misadventures of Flink
    15) QuacK Shot
    16) Thunder Force IV
    17) X-men 2
    18) Adventures of Batman e Robin
    19) Vectorman 1 e 2
    20) Pier solar- eu tenho este game
    21) Dynamite Headdy
    22) Mc Donald treasure
    23) Aladdin
    24) Ayrton Senna
    25) Surging Aurea

  8. Outro game do mega que não vejo ninguem mencionar é o Misadventure of Flink, tirando a música da 1 fase (irritante) se trata de um espetacular game, com efeitos de zoon bem interessantes, os gráficos estão sensacionais e um ótimo desafio.
    Colocaria este game no mesmo patamar de Sonicsss, Ristar, Moster World IV e Pulseman
    Os efeitos de rotação e Zoon estão presentes neste game mostrando algo que, os fãs do supernintendo diziam que o mega não era capaz de fazer.
    Aconsellho a eles jogarem- Moster World IV, Adventures of Batman e Robin, Ristar, Vectorman, Gunstar Heroes, Misadventure of Flink, Puggsy, Thunder Force IV, Solegil, Gargoyles, Dynamite Headdy, Barver Battle Saga, Beyond Oasis, Pulseman, Sol Deace, Ranger X, Alien Soldier, X-Men2, Comix Zone entre muitos outros para verificar a real capacidade do sistema
    A Sega perdida com três periféricos esqueceu de divulgar estes games da forma que mereciam, uma pena que a grande maioria das pessoas não tiveram a oportunidade de conhecer estes games, achando que o mega drive se resumia aos Sonics, Goldem Axesss, Streets of Ragess, games de esportes, super Monaco Gp , Shinobiss, Phantasy Starsss e etc….
    A Sega deveria ter brigado até o final pela geração 16bits, mas infelizmente a ganancia falou mais alto em conjunto coom brigas internas levando o Videogame de maior sucesso da Sega a uma aposentadoria de forma muito prematura, deixando o mercado 16 bits ainda lucrativo no colo da nintendo
    Um grande abraço

  9. Verdade Luis, são tantos os classicos que ate esquecemos de citar varios. enquanto o Snes tinha muitos titulos estranhos o Mega emplacava um bom jogo em cima do outro.

    este Misadventure of Flink tem uma paleta de cores incrivel, o jogo e muito bonito, ainda teve uma versão em CD tambem.

    Você e dos meus =D, citou ai varios jogos que sou fã como Vectorman , X-men 2, Thunder Force IV,

    Realmente as pessoas de fora so conhecem os jogos mais citados como você falou, mas isso muito por culpa das revistas na maioria patrocinadas pela Nintendo, os classicos do Mega sempre foram tratados com descaso.

    Aqui mesmo no blog postei um scan de uma materia da Ação games sobre o Ristar.da so uma olhada https://lendaselendarios.wordpress.com/2010/12/15/a-parcial-acao-games/

  10. Estes games não foram valorizados na época como mereciam

    Adventures of Batman e Robin
    Comix Zone
    Alien Soldier
    Dynamite Headdy
    Moster World IV
    Thunder Force IV
    Gunstar Heroes
    Solegil
    Beyond
    Misadventure of Flink
    Pulseman
    Blades
    Ex-ranza
    Dragons Fury
    Generations Lost
    Gley Lancer
    Mega Turrican
    Jurasic ParK 2- 32megas
    Splatterhouse 3
    Taz: Escape From Mars
    Sol-Deace
    Spot goes to Hollywood
    Samurai Swodon
    Red Zone
    Gargoyles

  11. Eu penso que um console feito em 1991 não poderia perder para outro com tecnologia de 88 em momento algum, no entanto isso acontece por varias vezes durante a geração 16 bits, mas ainda sim ninguem leva esse fator em consideração.

    Os Nintendistas devia se envergonhar de tentar fazer essa comparação pois um mero empate ja fica feio de mais para o “Super” nes.

    FanBoy Mode on XD

  12. Geralmente essa discussão tola e sem fim começa sempre por um fanboy Snes. =D

    Não é uma comparação justa e nem devia ser feita pra começo de conversa.

    Olhe o Master System lançado em 1985 trés anos antes do Mega e veja como é gritante a diferença entre os dois consoles.

    O Mega foi lançado em 1988 dois anos antes do Snes.

    O console Sega da década de 80 não só bate de frente com o Nintendo da década de 90 como o supera em vários títulos.

    Ou a Sega era muito competente e fez algo a frente do seu tempo , ou a Nintendo deixou a desejar e muito no Snes.

    Vide o acabamento externo do console que parece ter sido feito “nas coxas”

  13. Um pouco mais de nostalgia

    Adventures of Batman e Robin é incrivelmente bem feito e pouquíssimas pessoas conhecem esta verdadeira obra prima para o mega drive
    Não vejo nenhum game na geração 16 bits com tantas qualidades
    Gráficos incríveis
    Som impecável-músicas sensasionais
    Efeitos em todas as fases de tirar o fôlego
    Ação frenética e fluida sem nenhuma lentidão
    Até uma cópia do Mode 7 está presente
    desafio jamais visto em um game

    Valeria a pena realizar uma retroanálise apurada deste que considero uma das verdadeiras pérolas da geração 16 bits, podem conferir
    no you tube: longplay adeventures of batman robin mega drive

    Nota do game: 10

  14. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

    Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como Super Nintendo, SNES e no Japão como Super Famicom), é um videogame lançado pela Nintendo em 1990 no Japão, 1991 nos EUA e 1992 na Europa. Seu código de modelo é SNS-001 e quando foi lançado para outros países e regiões, o código recebia a adição da sigla do país ou região.
    O console utiliza uma CPU 65C816 de 16 Bits com uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz,que ocasionava constantes slowdowns em vários jogos.

    Por aí já podemos perceber quem tem uma leve superioridade.
    Galera, tenho os dois consoles, tenho vários jogos, mas a verdade tem que ser dita, o mega é melhor. Como disse nosso amigo acima, o cenário do sonic é repleto de movimento, o mascote da sega (sonic) dá um banho em todos os quesitos com relação ao mascote da nintendo (mario), diversão, som, jogabilidade, velocidade. Vejo o super mário como um jogo mais para criancinhas, meu filho por exemplo, quando vou ligar meus consoles, pede para jogar sonic, nem lembra do mário.
    O mega tem um jogo de nave (entre vários) que me deixou de queixo caído, thunder force 4 é uma obra prima, nenhum jogo do snes chega perto desse, outro jogo que me deixou alucinado foi Alien Soldier, um espetáculo do mega drive (quem nunca jogou, não perca esta oportunidade). Como gamemaníaco, posso dizer que o mega possui mais jogos e com qualidade do que o super nes, concordo com o amigo de cima, snes é um console mais para crianças.
    Se fizerem uma pesquisa sobre thunder force 3 para mega e thunder spirits para snes (mesmo jogo para os dois) vão descobrir que o do snes ocasionava constantes slowdowns, além de ter inimigos e tiros mais reduzidos.
    Pessoal, o mega é melhor, mas o ideal é ter os dois, não vendo nenhum deles, fazem parte do meu passado.
    Alguns jogos que tenho:

    Mega

    Alien soldier,
    street of rage 2 e 3,
    sonic 1,2 e 3,
    el viento,
    arrow flash,
    alien 3,
    thunder force 3 e 4,
    gaiares,
    strider 1 e 2,
    golden axe 2 e 3,
    sol deace,
    heavy unit,
    shinobi,
    shadow dancer,
    dangerous seed,
    truxton,
    kid chameleon,
    dick tracy,
    comix zone,
    splatterhouse 2 e 3, e considero todos estes, jogos de primeira, todos funcionando perfeitamente.

    snes

    final fight 1,2 e 3,
    super mario,
    mario kart,
    street fighter,
    donkey kong 2 e 3,
    super metroid,
    star gate,
    thunder spirits,
    raiden trad,
    axelay,
    batman forever,
    mortal kombat,
    mega man,
    sonic wings,
    sonic, todos funcionam muito bem.

    È isso galera, para poder avaliar quem é melhor, você tem que ter os dois em casa, eu tenho e já sou viciado há mais de 35 anos, posso dizer francamente, nota 10 para o mega e nota 9 para o snes.
    Mas hoje, meu preferido é o play 3, um abraço.

    • Essa lista é interessante, pois ilustra bem como os principais jogos do mega são exclusivos e como a maior parte dos principais jogos do snes são multiplataforma (só na sua lista: raiden trad, street fighter, mortal kombat,thunder spirits, batman forever e star gate, todos eles com versões para mega).

  15. Eu so queria esclarecer aos postadores deste topico no UOL http://forum.jogos.uol.com.br/jogos-achatados-no-super-nes–alguem-confirma-no-console-ae-_t_1343226?page=2

    Que de fato o conteúdo vem da GameVicio , mas foi eu mesmo quem postou isso la 😀 , veja o Nick.

  16. A discussão abaixo do post está franca e construtiva, mas infelizmente o post é extremamente fanboy. Em momento algum ele cita qualquer ponto positivo do snes, e o post é dedicado a desmerecer-lo e qualquer jogador sabe que não é assim que funciona uma rivalidade. Os dois fizeram na minha opinião a melhor era dos games, cada um tem seus pontos fortes e fracos, a velocidade do Mega e o polimento e beleza dos jogos de snes. Você citou comparativos a sua escolha, e sim esses sao superiores no Mega, mas ignorou mk2, spider-man maximum carnage, sunset riders entrou outros que acontece exatamente o contrario, as do mega sao muito inferiores. Não estou defendendo uma plataforma ou outra de jeito nenhum até porque ambas marcaram minha infância e o importante e que me divertiram, quem vendeu mais nao e problema meu ja que o lucro nao vem para mim. Mas de toda forma, bom ver o pessoal tratando com tanto carinho a geração 16 bits.

    • Sim , concordo em partes com você , mas eu meio que me senti na obrigação de defender o Mega depois de tanta besteira que ouvi por ai , eu mesmo tenho os dois consoles e sou fan do Metroid , Star Fox , F-Zero , Ninja Warrior etc,

      Tambem citei no post ai que o Snes tem ports melhores , mas são minorias , não deu pra lembrar de todos mas fiz questão de enfatizar os do Mega provando que não ha essa superioridade do Snes.

      Ainda deixei muita coisa de fora como Robocop Vs Terminator Mega e Snes.

      Este tópico alem de um esclarecimento foi um desabafo a essa eterna falação de fanboysnes que sempre começam essa discussão pífia , foi uma resposta a um Ze Ruela que abriu um tópico em um forum.

  17. Parabéns pelo post. Só quem jogou os dois na época, sabe que existia uma grande superioridade em gráficos sons e jogabilidade da parte do mega. O snes nem tinha saído e o mega já tinha jogos muito superior aos lançados anos depois para o snes e que recebiam notas altíssimas em reportagens provavelmente pagas pela nintendo em revistas nacionais e internacionais. Ex: Compare Strider (1990), The Revenge of Shinobi (1989), Dick Tracy (1990) e Spider-Man vs. the Kingpin (1991), Quack Shot (1991), Castle of Ilusion (1990), Super Monaco GP (1989\90) , Golden Axe (1989), Streets of Rage (1991), Moonwalker (1990), Rolling Thunder 2 (1991), Alien Storm (1991), Lakers vs Celtics (1990) com jogos mais recentes lançado para snes (e depois para mega tb) com x-men and spider-man: arcade’s revenge, castelvania IV, Robocop 3, Adventure Island, Joe & Mac, Bubsy e Super Mario World. Mesmo assim jogos como arcades’s revenge ganhavam notas máximas de revistas como a Gamepower dos EUA. Mesmo nos RPG’s onde a inferioridade do hardware do snes não pesava tanto, o Mega leva vantagem com títulos imbatíveis como Shining Force 1 e 2, Beyond Oasis, LandStalker, Phantasy Star IV, Monster World IV, Light Crusader, Crusader of Centy (Soleil), Pier Solar, Shadowrun, Langrisser II, Shining in the Darkness, Surging Aura, Dragon Slayer, Beggar Prince entre muitos outros. Se formos comparar os jogos de ação, mesmo considerando os melhores e mais recentes jogos dos dois consoles, a desproporção é enorme (Gargoyles vs. Demon’s Crest, Marvel Super Heroes vs X-men 2: Clone Wars, sem falar em Gunstar Heroes, Shinobi III, Ranger X, Alien Soldier, Vectorman 1 e 2, Desert Demolition, etc).Outra farsa muito difundida pela internet é a diferença de vendas dos jogos e consoles de sega e nintendo. Na verdade a Sega nunca divulgou as vendas de seus consoles e jogos, e tudo que se tem são dados parciais e defasados no tempo. O Master System, por exemplo, era líder de mercado em quase todo o mundo (toda a europa, Austrália, Koréia do Sul, Brasil, só perdendo no Japão e EUA em função de práticas ilegais de monopólio praticadas pela nintendo nesses mercados, após a chegada com força do Master nesses territórios em 85 e 86. Suas vendas totais não foram 12 milhões como diz a wikipedia, mas sim quase 25 milhoes. É só fazer uma pesquisa rápida e percebemos que os 12 milhões estão furados. Por exemplo, como vendas na Austrália eles consideram apenas menos de um ano de venda, quando na verdade foram 10 anos no mercado. Na verdade durante toda a quarta geração, o maior competidor do Mega no mundo inteiro (fora Japao e EUA) foi o Master e não o snes.O Mega a mesma coisa, pegavam vendas parciais nos EUA até 1993 e falavam que vendeu 30 milhões quando na verdade vendeu quase 50 milhões. O Mega ganhou em totdos esses mercados mais EUA, só perdendo para snes em um país do mundo: o Japão, graças a má distribuição e marketing da própria SEGA japonesa e às estratégias de monopólio de rival, que demoraram a cair. O Mega sempre esteve na frente do snes em vendas mundiais durante toda a quarta geração. Só durante um curto período de tempo, em 1995, já na quinta geração, houve uma briga interna na Sega (Japão vs EUA), que resultou em maiores vendas do snes em um pequeno período, embora a Sega ainda mantivesse a liderança mundial no mercado de videogames, mas com muitos consoles simultâneos Os jogos tb tem vendas muito subestimadas, que não consideram todos os mercados, nem as versão vendidas junto com o console como faz a nintendo. Sonic do Mega seguramente vendeu mais do que 30 milhões e Sonic 2 cerca de 15 e não apenas 6 milhões (isso sem contar os relançamentos em coletâneas para outros consoles). E foram muitas dezenas de jogos de mega e master com mais de um milhão de cópias vendidas, que nunca aparecem em estatíscas da wikipedia. Aliás temos que mudar esses dados da wikipedia. Que tal? Vejam mais detalhes e fontes de informação no meu blog. Grande abraço!
    http://segaclassics.blogspot.com.br/

    • Exatamente Arnald , as “marionetes” adoram se apegar aos numeros soltos ao vento pela propria Nintendo que a gente não pode negar que é uma fdp em marketing , e ta vivendo dele desde o 64, e enxurrada de consoles Sega que se tem hoje mostra que as vendas foram muito maiores que as divulgadas , se não fosse mais rentável a equipe do Pier Solar Water Melon estaria fazendo cartuchos pra Snes hoje e não pra Mega , sem contar outros produtoras como a do Beggar Prince

      • Isso aí, PGC. Se conhecer alguém disposto a mudar a wikipedia eu posso ajudar com os dados de venda, pois fiz uma pesquisa bem completa sobre Mega, Master e seus jogos.

      • Acho meio difícil, mas se você tiver dados consistentes talvez . Mas a Wikipedia tambem é muito questionada , justamente por divulgar dados passionais , pelo que os Nintendistas veem hoje ai como grupos de Mega no FaceBook com mais de 5 mil membros acho que eles ja fazem uma ideia de quem vendeu mais e gerou mais fãs.

  18. cara desculpa ai, mais vc estar deixando seu coração tomar o lugar da razão.
    vc ta tao desesperado pra provar que o mega e superior ,seu sofrimento e muito vizivel e as veses compara coisas que não tem nada aver.
    ex: vc disse que o processador do snes não conseguia fazer distoçao na agua .

    primeiramente .esse jogo foi criado no megadrive e portado para snes , como sempre acontece, todo port nunca fica igualzinho
    por diferenças de arquiteturas e hardware, geralmente tem perdas, assim como Donkey kong country portado para gameboy advanced , se vc olhar ele ficou um lixo perto da do snes. ai vc se pergunta: isso aconteceu por causa do hardware inferior? claro que não pois o GBA foi lançado muito depois e é mais potente que o snes só perdendo em som e resolução para o snes. se vc reparar esse jogo do JIM ai portado para o snes ainda esta muito boa e jogável.
    agora compara o port de Topgears 2 feito para Snes e portado para o megadrive. o do megadrive ficou horrível, pega a versão de international super star soccer delux de snes e compara com a versão de megadrive. a versão do megadrive e horrível.

    vc comparou a versão de Doom de snes com Dunk nunke. essa comparação ate deu pena de vc, pois esse Doom do snes ai e port de pc e é ultra pesado tanto que mesmo ele usando o super fx2 que tinha 21 mhz ele ainda tinha um framerate baixo, até o ps1 não rodava ele perfeito a versão de ps1 estava bem abaixo da do pc ainda.

    e justamente o DOOM DO SNES mostrou total superioridade dele em relação ao megadrive, vou explicar.

    pra que o snes roda-se o Doom mesmo com o gráfico abaixo da versão do pc e com alguns cortes e baixo frame rate rodou o Doom muito bem pra um console que não foi projetado pra isso , já o megadrive não suportou rodar Doom com o chips svp o mesmo que foi usado em virtual race e olha que o svp era mais poderoso que o fx2 e mesmo assim o megadrive não suportou roda-lo sendo obrigado a apelar para o 32x que praticamente era um console aparti , e tinha sua própria fonte.

    comparando as 2 versões, a do 32x tem cenários muito capados mesmo comparando com a do snes e tanto a do snes quanto a do mega rodam em uma janela mais a do 32x tem uma janela ainda menor que a do snes, mais tem gráficos melhores um pouco e tem melhor framerate .

    o som da versão do snes estrupa a do 32x e o jogo do snes tem quase todas as fazes e ate tem o chefe final gigante coisas que a do 32 x não tem

    a única coisa que a do 32x se sobre sai e os gráficos mais definidos e melhor framerate, já a do snes tem janela maior som muito melhor, tem quase todas as fazes e isso pra um 16bits é incrível.

    então olha como ficou snes+chips fx2 vs megadrive+32x que e igual console + chips contra praticamente 2 consoles .
    isso já mostra que o snes e bem superior pois conseguiu rodar com ajuda de apenas um chips coisa que o megadrive não foi capaz.

    outra coisa e compara samurai showdon. samurai do mega tem cenários muito capados tanto que tem uma fase que chove que não versão do mega não existe chuva tem menos cores não tem curtsenes o som e ruim, mais os efeitos sonoros ficou sim melhor coisa rara de se ver.

    a do snes ficou com bonecos pequenos pois os programadores queria que não fosse cortado o Entaker nem sei como escreve o nome dele, sendo que na versão do megadrive ele não se faz presente. e como ele era um personagem muito grande que tanto o mega quanto o snes não ia aguentar rodar ele junto com cenários e o 2 player num framerate aceitável, os programadors optaram por diminuírem os personagem do snes para que tiversem todos os personagem. outro ponto e que quase todos os golpes do árcade estão presente na versão do snes , já a do megadrive tem muitos framerate cortado sendo que muitos golpes nem parece com a versão do árcade e a musica do snes estão melhores , mais os efeitos sonoros ficaram fracos.

    já Mickey , ficou melhor mesmo a versão do megarive.

    Mortal Kombat todo mundo sabe que as versoe do snes e muito superio tanto em gráficos quanto som , já a jogabilidade e a mesma
    mais o mortal kombat 1 do megadrive ficou mais famoso pois tinha o código do sangue já o do snes não tem o sangue, mais também considero a versão do megadrive sem sangue já que tem que fazer o código para que ele aparece-se.

    vc citou star fox de snes com chips e de megadrive sem chips.
    primeiro que esse ai e uma demo e não tem quase nada em tela não tem inimigos e e nada. acho que não tem nem 10% do jogo original e mesmo assim ele ainda rodar mais lento que o star fox de snes com o chips fx. é por isso que a Nintendo colocou o chips fx 1 nele pois pra rodar star fox do jeito que ele é
    precisa-se de mais processamento, e tanto o snes quanto o megadrive não seriam capaz de rodar star fox do jeito que ele é. já pensou snes ou o megadrive tentando rodar a fase do spaço em venom onde vem inimigos a toda hora bem rápido e em grande quantidade, ou mesmo tentando rodar a faze dentro de venom onde se tem muitos polignos. eles simplesmente iriam travar. se fosse pra rodar star fox desse jeito que ta na demo ate o snes rodaria.

    e por ultimo vc citou final fight de sega cd!!. nem vou comentar né o megadrive ta tendo ajuda, e o snes não , e ainda mais que esse jogo foi um dos primeiros lançamentos para snes ,sendo que se fosse lançado depois teria ficado muito melhor. final fight 3 tai pra provar.

    • Com uma postura democrática aprovei seu post , mas a sua incoerencia só mostra que tenho razão no fanboyzismo nintenddista , presta bem a atenção nesse trecho que você falou

      “vc comparou a versão de Doom de snes com Dunk nunke. essa comparação ate deu pena de vc, pois esse Doom do snes ai e port de pc e é ultra pesado tanto que mesmo ele usando o super fx2 que tinha 21 mhz ele ainda tinha um framerate baixo, até o ps1 não rodava ele perfeito a versão de ps1 estava bem abaixo da do pc ainda.”

      E por acaso Duke Nukem que roda sem chip nenhum no Mega é port de um jogo pra celular ? hsuaishaish

      Quem te falou que a Sega tentou usar SVP pra Doom? SVP era pra controlar uma grande quantidade de polígonos e não 4 paredes e uma mão armada em 2D como acontece em Doom , Virtua Racing é pra ser comparado com Star Fox amigo , o port de Duke Nukem do COMPUTADOR TAMBEM ‘ Para Mega mostra que o Doom rodaria da mesma forma sem muletas . não adianta espernear as provas estão ai , Um cara completamente amador fez um port funcional de Star Fox pra Mega que funciona no EverDrive sem chip , se ele esta finalizado ou se é uma demo ou não importa , isso é mimimi de quem não aceita o fato , se fosse feito por profissionais seria melhor que o Snes ja que só o ensaio ja ficou praticamente igual , fui

  19. Bom, vou mandar a real pra Nintendista pelo fato de que não aceitam que um console de 91 que mesmo tendo hardware mais potente em partes, não conseguiu bater o rival de 88. Em números, graficamente falando o Mega Drive teve MUITOS mais jogos que rodavam mais bonito nele do que no Super Nintendo.

    As pessoas quando iam comparar gráficos se limitam apenas em cores, sabendo que Super Nintendo sim tem mais cores em tela porém não é algo notório na maioria dos casos pelo simples fato de que o que se destaca é usabilidade e não quantidade. Um exemplo seria, uma plataforma estar rodando com uma planta de verde mais claro enquanto a outra com verde mais escuro, isso faz diferença na qualidade gráfica? Obviamente não, é apenas o uso.

    A real mesmo é, gráficos não é apenas cores como os Nintendistas vêem, mas sim a junção da mesma com: RESOLUÇÃO, NITIDEZ, EFEITOS, SCROLLING, ANIMAÇÕES e assim vai.

    Nisso tudo que eu disse ai, o Mega Drive dava um show de baile em cima do Super Nintendo, e eu vou citar alguns exemplos aqui de jogos que envolve isso tudo. Mas estou desmerecendo o Super Nintendo? Claro que não, gosto muito dele, mas não sou iludido a ponto de dizer que ele é melhor sabendo que o Mega Drive que é. É vero que ports perdem sim qualidade, mas isso não justifica tanto, porque até mesmo ports que vinham de arcades para os consoles, o Mega Drive se dava melhor. Tinha um Shooter que infelizmente não me lembro o nome que veio dos arcades e foi portado para Mega Drive/Super Nintendo e cara, Super Nintendo ficou ó… uma b*sta. Se você souber de qual to falando por favor cite o nome pra mim só pra complementar.

    Aqui vai uns exemplos de jogos:

    Toy Story: rodando com 105 cores in-game e 175 cores em cutscenes. Algo surpreendente para o que se diz num limite de 64, não é mesmo? Esse jogo ficou mais bonito no Mega Drive, da pra se reparar efeitos 3Ds inexistentes até mesmo no title-screen na versão de SNES, quando o Booz bate nas letras, ela apenas caem mexendo pros lados no SNES, enquanto no Mega Drive elas giram 360 graus.
    Não vou citar todos as animações cortadas no SNES porque ficaria grande.
    Quando se finaliza uma tela, vemos uma animação do Woody dançando, na versão do SNES ele apenas fica numa mesma posição mexendo os braços pra cima, enquanto no Mega Drive ele dança girando 360 graus de novo.
    Sem falar da resolução, que deixa alguns detalhes mais borrados na versão do SNES por ser pequena.
    Aliás, o Mega Drive tem uma fase secreta que não é presente na versão de SNES, uma corrida em pseudo-3D.

    EarthWorm Jim: De novo temos o mesmo caso de resolução fazendo com que a versão de SNES fique um pouco com blur, as cores se você reparar parecem muito mais vivas no Mega Drive, principalmente reparamos isso na fase que estamos no espaço.
    Teve também uma fase a mais na versão de Mega Drive, mesma coisa que acontece com Toy Story, sem falar também dos efeitos de luzes que pega no personagem quando atira que não está presente no Snes, ou falta de alguns detalhes no background na versão do Snes.

    Mickey Mania: Esse nem precisa falar, a versão do Mega Drive praticamente estuprou a de SNES, maior resolução, MAIS fases 3D que não era presente no SNES, mais animações que o SNES, mais sons que o SNES, pro exemplo na primeira fase, você repara que o Mickey tem mais falas no Mega do que no SNES, repara que o Sino no barco faz barulho no Mega e no SNES não, e nem é só isso, tem muito mais coisas que é notória que a versão do SNES é inferior, até o gemidinho do Mickey ou “Oh-oh” quando ele se mete em encrenca é presente no Mega Drive e no SNES não. Sem falar da fase do elevador que estão presente 3 camadas de background com 6 paralax, enquanto no Snes foi reduzido pra 2 camadas de Background com 2 paralax. E olha que 6 paralax é pouco pro mega drive sabendo que o Thunder Force IV está correndo com 14 paralax, repito, 14 paralax…

    Battletoads & Double Dragon: Considerados até pelos próprios fans da Rare que a versão do SNES foi fraca se comparado com a do Mega Drive. Sprites mais detalhados no Mega Drive, fases tem mais animações, logo na primeira fase você repara na nave que tem luzes piscando, parafuso girando, linhas passando na versão do Mega, e no SNES nada disso, sem falar que isso se repetia em outras fases, logo na 3ª fase, quando vai passar da 3ª pra 3-2, a versão do Mega Drive o cenário muda de cor em tempo real, no SNES continua a mesma cor. Tem uma fase que estamos em cima de um foguete que no Mega Drive o foguete fica balançando de cima pra baixo e no SNES fica parado, isso já é outra animação a menos no SNES. Também houve faltas de sons em certas animações, os Boss tem 2 músicas exclusivas no Mega Drive enquanto no SNES a musica do BOSS é padrão da fase, e falando no Boss também, ele tem mais golpes no Mega Drive do que no SNES.

    Alladin: Preciso mesmo comentar? Todos concordam que o Mega Drive é bem mais bonito e mais completo, por mais que não sejam jogos iguais, ainda sim a temática era a mesma.

    Spider-Man & Venom: Maximum Carnage: Novamente, texturas menos detalhadas no SNES, blur por causa da baixa resolução, mas é apenas isso mesmo, ambas versões são boas mas se você for exigente em gráficos, recomendo a versão do Mega Drive mesmo. Diferente de que um amigo la em cima disse sobre esse jogo dizendo que era melhor no SNES, basta comparar.

    Side Pocket: Joguinho de sinuca muito lega, vimos que ambos estão utilizando tons diferentes de cores e o degradê de luz está mais bonito na versão de SNES porém é só isso. Se reparar que quando terminamos a fase e pula pra tela de Score, tem uma mulher loira te olhando, pois é, eu achei estranho na versão de SNES porque ela ta parecendo uma Doll de tanta maquiagem que tá usando, no Mega Drive essa mesma mulher ta com uma aparência mais realista e se você reparar tem um cenário de fundp na imagem dela no Mega drive, parece que ela está num bar, enquanto no SNES é apenas a mulher com um fundo roxo

    Another World: Tenho dó da versão de Snes cara, ambos rodavam muito idênticos graficamente, o que mudava mesmo era tons de cor presentes no cenário, mas pelo fato do jogos estar rodando em baixa resolução, é notório o blur novamente no SNES enquanto no Mega continua nítido. Vale lembrar que o jogo usa cutscenes 3D, e isso causou perturbação na versão de SNES, a versão do SNES roda totalmente LENTA, convenhamos que SNES realmente tinha problema com coisas 3D pelo fato de que isso dependia mais de CPU do que GPU, e até mesmo lendo em alguns fóruns as pessoas mesmo diziam que o SNES precisaria do chip FX pra se igualar no frame rate do Mega Drive.

    FlashBack: É igualzinho Another World, usa custscenes 3D e tudo mais, e o mesmo problema ocorre na versão de SNES.

    Prince of Persia: São jogos diferentes porem usam mesmos cenários, porém na versão de Mega Drive parece que as rochas usadas no labirinto são pedras de verdade, uma textura muito nítida e bonita, e ainda tinha alguns efeitos de luzes causadas pelas tochas nas paredes que não eram presente na versão do SNES.

    Rock n’ Roll Racing: Bom, vimos na comparação que o jogos está rodando bem idênticos, eu reparei que o degradê de efeito de luz nos carros estão mais bonitos no SNES porém os cenários mais bonitos no Mega Drive, mas considerando que novamente o jogo está rodando com baixa resolução no SNES fica aquele blur, o Mega Drive fica com textura mais nítida pela alta resolução. Só pra complementar, não tem muito a ver com gráfico nessa parte mas a versão de Mega Drive tem 1 pista a mais, 2 musicas a mais, e roda 2x mais rápido que a versão do SNES.

    Hard Drivin’: jogo não é um dos melhores de corridas, mas é um jogo totalmente 3D e que teve alguns cortezinhos de 3D no SNES, aqui a resolução é menor no SNES de novo mas dessa vez não estragou a nitidez porque a tela do jogo não se estica pra ficar regular na TV. Snes teve mais animações como um volantezinho e um espelhinho refletindo o carro que você passa, MAAAAASSSSSS, o draw distance na versão do SNES é muito ruim, você vê a pista surgindo na sua frente bem mais próximo que no Mega Drive, e o cenário de fundo também é menos detalhado no SNES do que no Mega, frame rate é horrivel em ambos mas no SNES é pior, e tem mais serrilhado. O mesmo vale pro Test Drive II pra eles porém o Mega Drive tem as animações também.

    Tem muitos outros jogos mas realmente iria demorar muito pra citar aqui e ficaria gigante isso…. só dar exemplo pra pesquisar sobre os jogos de futebol (não sou muito fã mas pra quem é vale a pena). Recomendo que vejam Wolfenstein, um hacker portou a versão de PC diretamente pro Mega Drive, e simplesmente ficou muito mais agradável que a de SNES que era oficial da ID, isso porque a versão de Snes nem é igual a de PC enquanto do Mega Drive é, sem falar dos Sprites que tem 8 lados no Mega Drive e no Snes 1 só. Estão até mesmo criando efeitos de rotação estilo Mario Kart (pra quem dizia que Mega Drive não suporta), e também esse protótipo do Star Fox, que realmente ta incrível pra ser um port simples feito por fã (alias, é o mesmo cara que portou o Wolfenstein acredita?)

    Eu não estou desmerecendo no SNES, porque todo console tem seus jogos multiplataformas que ficam melhor em um e outro fica melhor em outro, mas que realmente o Mega Drive se deu melhor graficamente ele se deu, repetindo de novo, em números Mega Drive tem mais jogos (estou falando de multiplataformas) rodando mais bonito nele do que o Super Nintendo. Cara, tenho muitos jogos em mente que já comparei detalhes mínimos que acho que ninguém nunca prestou atenção, até mesmo nesses que citei ai em cima, mas eu não vou citar tudo porque ficaria muito MUITO grande, e eu acho engraçado porque? Um console de hardware de 2 anos quase 3 anos lançado antes do SNES e ainda conseguiu/consegue fazer mais bonito que o Snes? Incrível mesmo, como eu disse la em cima, o Mega Drive em números teve mais jogos que rodaram mais bonitos nele do que no SNES, é praticamente o triplo de jogos. Por isso que sempre vou dizer a seguinte frase:

    “GRAFICAMENTE FALANDO o Mega Drive se dava melhor para os multiplataformas do que o Super Nintendo, SONORAMENTE FALANDO o Super Nintendo se dava melhor para os multiplataformas do que o Mega Drive.” Mas som é já entra questão de gosto mesmo, por que enquanto Snes tem músicas mais puxadas pra orquestrais e instrumentais, o Mega Drive era puxado para eletrônica, e eu gosto muito de musica eletrônica.

    Bom, desculpe por esse pequeno grande texto, mas é que eu tenho vontade de responder botando muitos fatos aqui porque Nintendista só sabe falar de cor e cor, mas se esquece do grande resto que não é bom no Snes, os paralax que o diga, Snes sentia dor pra fazer isso e scrollings descentes.

    Enfim, ótimo texto amigo, eu queria citar muitas outras coisas aqui pra mostra a todos que o Mega Drive é sim superior ao Super Nintendo em questão de gráficos. Espero que você me responda pra saber o que você pensa dos fatos que citei aqui, abraço pra você e a todos.

    • Isso ai Lucas , desculpe ter demorado pra aprovar seu post

      • Opa, achei que nem seria aprovado por ter colocado um texto gigante, da até preguiça de ler né? SAHUASHUAHSU

        Enfim, vlw por ter aprovado, é que as vezes me da desgosto ver a ilusão que Nintendista vive e não aceitar que o Mega fez mais bonito que o Snes aí me da vontade de responder SHAUHSUAHU.

        Mas é isso ai PGC, belo texto o seu botando moral nesses caras.

      • A gente fala para as novas gerações e pra alguns poucos com bom senso de escutar , mas a maioria que veio daquela época não vai mudar , são fanaticos , e radicalismo não tem cura , não é esse post que vai mudar isso , hoje é muito facil ver cara velho barbudo desfazendo de PS4 e XONE em função de Wii, Tem Seguistas por ai é verdade , mas nada se compara ao Nintendistas.

  20. Atenção Nintendistas Marionetes , estou cansado de andar em círculos, não percam seu tempo escrevendo textos aqui porque é sempre a mesma coisa , do Snes é sempre melhor porque é e ponto , to com preguiça , criem uma postagem em seus blogs falando mal do Mega que é melhor.

    • Está faltando muito argumento na parte de Nintendistas pra poderem argumentar algo, a gente argumenta uma caralhada de coisa sobre o Mega provando o porque dele ser melhor, ai chega a vez do Nintendista argumentar e simplesmente diz “Snes é melhor”… Quem sabe, sabe a real vantagem que o Mega tinha sobre o Snes, seja em gráficos, seja em jogabilidade, seja em som.

    • Os caras são alienados demais hsuahsuau

      • Essa é ultima vez que posto, esse blog é totalmente ista!!!!!…. e não respeita nossas postagens, por exemplo:
        depois do meu ultimo comentário nesse blog que esta avista para todo mundo, teve um usuário que me respondeu , depois dessa resposta eu também dei minha resposta a esse usuario mas o moderador não publicou e apagou minha resposta.

        e não foi só uma resposta , e sim umas 2 ou 3 não lembro bem porque já faz tempo…….
        então cheguei a conclusão que não era justo discutir aqui , nossas ideias pois o moderador só aprova aquilo que lhe covem……
        ou seja , quando ele tem uma resposta , mas quando ele não tem uma resposta pra tal questionamento , ele não aprova a postagem….. e desse jeito não vale né…..

        por isso deixei esse blog para lar , é melhor discutir qualquer coisas num outspace da vida ou fórum da uol ou retrogames e etc……
        pois lá pelo menos vc pode dar sua opinião sem o moderador apaga-la e uma mensagem só é apagada se vc xingar alguém ou agir de preconceito …….

        Por isso é uma total perca de tempo ta debatendo num blog que só uma parte dos usuários podem responder livremente sem o moderador se meter……..

  21. Pra ser sincero? Sempre quis entender porque nintendista diz que Snes tinha melhores gráficos… De fato ele fazia mais cores, mas 64 cores do Mega não era problema, tanto que Sonic é a saga mais colorida do Mega e ta dentre esse número. E pra piorar nintendista acha que gráficos são só cores, a resolução maior no Mega não quer dizer nada, o numero de animações maior no Mega não é nada… HUSHUAHUSHUSA, nintendista é alienado pelo Snes.

    Aliás, como você mesmo disse PGC, as cores podiam ser feitas via Software. Existe a famosa técnica chamada “Shadow/Highlight” ou “Raster effects” no Mega que upava o número de 64 cores para 192 para serem usadas, diferente do Snes que não tinha efeito algum para aumentar sua paleta de cores. A transparencia que o Snes fazia realmente aparecia mais cores, porém não tinha como pegar essas novas cores que a transparencia do Snes fazia e jogar em outra parte do jogo, diferente do Shadow/Hightlight do Mega… a novas cores geradas pelo Shadow Highlight você podia utilizar em outro lugar do game, até porque pra ter noção você podia jogar o Shadow Highlight dentro da paleta do Mega…. no Snes não podia isso. SHAUHASU

    Aqui está o exemplo http://segaretro.org/images/2/28/Mega_Drive_Palette.png na esquerda é são as cores com shadow, no meio as cores padrões e na direita as cores com Highlight. Muito interessante não? E saber que Nintendista ignora isso, simplesmente não aceita que o Mega de fato fazia 192 graças a essa técnica, mas quem disse que eles aceitam?

    Tanto que o jogo mais bonito da era 16 bits que é o Toy Story, é mais bonito graficamente no Mega, e ai? O jogo mais evoluído dos 16 bits ser mais bonito no Mega Drive não é pouca coisa não… mas como sempre, nintendista só ve Donkey Kong e deve curtir muito uma banana, pois Toy Story que é mais bonito que Donkey Kong, roda mais bonito no Mega… que coisa não? E nem é só isso, 70% dos multiplataformas também são mais bonitos no Mega Drive, como faz? Nintendista também não quer aceitar isso. xD

    É bom saber que tem gente que ainda sabe da verdade e não foi alienado pela Nintendo… sabemos que o Mega tinha vantagem na parte gráfica diferente do que os Nintendistas alienados pensam… Ótimo texto PGC, alias, aquele Lucas fez uma bíblia de comparação, provando mais ainda que o Mega era superior ao Snes nos gráficos.

    • Existe uma penca de mitos contra o Mega , discurso decorado de Marionete , alem das cores tem o som , mas nenhum deles entram em um option de um Strider 2 pra ouvir as vozes digitalizadas , ou para pra escutar o logo inicial de Comix Zone.

      • Strider, Task Force Harrier EX, Dynamite Headdy, Comix Zone, Mega Turrican nem se fala.. o rapaz dizendo “presented by Data East” é uma das melhores que já ouvi no Mega, uma voz muito nítida e clara. Já o Snes… só fazendo vozes abafadas como travesseiros tampando a saída de som da TV, e Nintendista la falando “OLHA ESSAS VOZES CARA”, chega dar dó desses Nintendistas xD.

        https://www.youtube.com/watch?v=0DXTDo1vVQM ouça a qualidade dessa música JAZZ saindo do Mega com baterias sendo feitas pelo canal PCM. Snes tem música clarinha e nítida assim? Não, tem músicas e vozes abafadas SHAUHSAU.

        Vlw PGC, precisamos de mais gente de mente aberta como você e como o pessoal aqui dos comentários (tirando 2 que vi que são alienados pelo Snes HSAUHASU).

      • É verdade , o som do Snes é muito abafado apesar da facilidade que ele tem em armazenar digitalizações com mais frequência em função de um sistema de compactação , só que isso acaba gerando loadings , e acaba sendo um tiro pela culatra pois pra não perder na dinamica do jogo muitas edições foram feitas se comparadas como mesmo jogo pra Mega , no papel o o Nintendo tem varios recursos que seriam vantagem na pratica se tivesse um processador a altura , um sistema mal projetado , ate no acabamento externo se nota.

    • Poxa cara, eu nasci com os dois e tenho noção perfeita de cada um. Não me faço de iludido de nenhum dos dois lados, mas é inegável saber que muita gente foi alienada pra ver o tanto de gente dizendo que o Snes fazia gráficos melhores, por exemplo. Como um console que segundo os Nintendistas fazem gráficos melhores, perde 70% das comparações gráficas? Me explica ai, cade as 256 cores deles quebrando as 64 cores do Mega? (Isso porquê nem to contando com o Mega usando Shadow/Highlight).
      Se apenas cores realmente definissem gráficos, o PC Engine faria gráficos melhores que ambos o Snes e Mega já que ele faz 482 cores simultâneas, e todos sabemos que o PC Engine não consegue igualar com os dois em quesito gráfico.
      Gráficos está muito além de apenas cores, gráficos envolve resolução, nitidez, efeitos, 3D, animações… e todos nós sabemos que o Mega domina isso melhor que o Snes, mas pros Nintendistas nada disso faz parte de gráficos, apenas cores. rsrs

      http://i.imgur.com/NUxE62I.png um exemplo aqui, o Snes está com o dobro de cores simultâneas que o Mega, e não se nota diferença alguma nos gráficos, os degradês são exatamente os mesmos, algumas usabilidades de cores que estão diferentes apenas…

  22. Waw.. esse é um dos sites mais fanboys que já vi. o.O
    Ridicularizou até Donkey Kong Country, um dos jogos mais geniais da era 16 bits. E ainda compara com Vectorman, com level design horrível, gráficos feito por bolas (de acordo com seguistas, isso é 3D), fases escuras e sem carisma.
    Defendem lixo só pra criticar algo do SNES. Os alienados eram os nintendistas, aham, sei..

    • Engraçado do fanboby que o ista é sempre o outro quando na verdade é ele . faltou você citar a genialidade em questão.

    • SAUSHUSAHUSHAU, Donkey Kong se não jogar em uma TV CRT com filtros próprios fica parecendo um jogo de massinha pixelado, por favor né.
      Vectorman, os gráficos bolas que você diz na verdade são uma coleção de polígonos triangulares, um misturado com o outro simulando um circulo, primeiro console que conseguiu simular um círculo 3D poligonal quase não pixelado, enquanto o !super” Nes, lançado dois anos depois quase morre pra fazer alguns poligonos em tela.
      Rídiculo mesmo é a Nintendo dizer que Donkey Kong era “um incrivel jogo 3D”, que não passava de um jogo pré-renderizado que até o PC Engine que é um console 8-bits fez…
      Vectorman da uma surra fácil em DKC na movimentação fluida e quantidade de sprites em tela, usa telas grande pra cima e pros lados, enquanto DKC você precisa ou só ir reto, ou só ir pra cima… assim fica fácil deixar o jogo bonitinho né? Não tem nada para processar, enquanto Vectorman é um shooter corrido com animação até em coisas que não tem necessidade. Só a animação daquelas bandeiras na primeira tela do jogo já faz de Donkey Kong mais um joguinho de plataforma que “acham” bonito.

    • Vectorman , Batman Forever , Sonic 3D Blast , Toy Story e muitos outros jogos usam a mesma técnica empregada no Dokey Kong cujo os Nintendistas insistem em dizer que é algo unico e inovador

Deixe um comentário